domingo, 6 de julho de 2014
O preconceito pesa!

Há algum tempo queria abordar esse tema, porém precisava de muita pesquisa e mexer com alguns mostrinhos que tenho.

Não é de hoje que falamos sobre preconceito sobre os gordos, mas eles existem e muitas vezes estão intrínsecas no nosso dia a dia.

Hoje quero abordar o preconceito no trabalho, quem nunca teve a certeza que foi reprovada em uma entrevista, mesmo tendo todas as competências exigidas, mas o olhar do recrutador deixou claro o preconceito?

Segundo pesquisa realizada pelo jornal britânico The Guardian, principalmente as mulheres obesas são discriminadas e geralmente os salários são menores do que as pessoas magras.

A obesidade neste caso é vista como desleixo e remete que as pessoas acima do peso têm mais doenças. Porem um estudo de 2005 demonstra que pessoas acima do peso tem uma taxa menor de mortalidade.

"Um dos grandes desafios enfrentados por indivíduos com sobrepeso e obesidade, sem dúvidas, é o preconceito. O preconceito nada mais é que um conceito formado previamente e que sempre acaba por ser reducionista e equivocado. Até hoje convivemos com discursos do tipo: "as pessoas gordas são lentas"; "as pessoas gordas são preguiçosas"; "as pessoas gordas são obcecadas por comida". Infelizmente, ainda temos que lidar com estes conceitos pré-formados, reiterados e disseminados dia a dia, que só colaboram para a marginalização de quem faz parte desta fatia da sociedade". (Janaína Calaça)
Apesar das modelos gordinhas estarem na moda, o preconceito contra o gordo no mercado de trabalho ainda é muito presente. Em muitas seleções de emprego, se o recrutador estiver na dúvida entre duas pessoas e, se um deles estiver acima do peso, provavelmente o mais rechonchudo será eliminado do processo seletivo.

Lembro que uma vez fui fazer entrevista em uma empresa que atende a classe AAA, nossa, quando fui a empresa é chiquérrima, pessoas muito bonitas, bem vestidas e nenhum nenhum gordinho.
E fui aprovada.
Dias depois, fui perguntar para minha gerente se em nenhum momento ela pensou em me reprovar pelo meu peso, pois a recrutadora (rh) deixou claro que eu não passaria. Ela simplesmente respondeu: “precisamos quebrar os preconceitos, quando faço a entrevista não fico olhando para os candidatos, coloco uma venda nos meus olhos, queria ouvir o que você sabia e o que poderia me auxiliar.” Isso para mim, mudou a visão, mas não significa que ainda não sofro preconceito no trabalho.

E você, como se sente?



Beijos







0 comentários:

Realiza Face

Camila Approbato

Camila Approbato
Modelo plus size, menina mulher, amante da moda, dona de uma confecção plus size, amo atualidades de make e hair,paixão por conhecer lugares, restaurantes,bares, museus e viajar, amo o mundo plus size mais a saúde é primordial! Geminiana super antenada e curiosa!

Pesquise

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Flávia Candido

Flávia Candido
Modelo Plus Size, Escorpina geniosa, amante de filmes e séries. Extremante comunicativa para diversos assuntos e tímida quando o assunto é o sexo oposto. Adoro Moda e tudo nela envolvido. Antenada, Uma Geek tentando ser descolada. Vivo em redes socias... então é fácil me encontrar por aí!!
Powered By Blogger

Postagens populares

CBBLOGERS

Eu Sou do CBBlogers

Meu Blog no Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

@blogrealiza

Instagram

Parcerias

OASAP - Street Fashion Women's Clothing Online